As peças de couro costumam passar meses guardadas no armário, e com isso, podem adquirir um cheiro ruim ou mofar. Para resolver esse problema e evitar que ele ocorra outras vezes, vamos ensinar como evitar bolor em jaqueta de couro.

É muito importante ressaltar que os cuidados devem ser constantes e não apenas nos momentos de uso. Isso ajuda a manter o material brilhante e macio, além de aumentar sua durabilidade.

1. Limpe toda a peça com vinagre de álcool branco

O primeiro passo é fazer uma limpeza utilizando um pano macio, de preferência de microfibra, umedecido em vinagre branco de álcool. Passe o pano por toda a peça, e caso ela já esteja embolorada, dê mais atenção a essa parte. O vinagre ajuda a matar os microrganismos presentes no mofo e a elimina o mau cheiro da peça.

2. Deixe a peça ventilar

Após limpar toda a roupa, é preciso deixá-la secar em um local ventilado por cerca de 2 horas. Nunca coloque a peça ao sol, pois os raios podem ressecá-la e danificá-la permanentemente. Essa etapa de ventilação, inclusive, deve ser realizada várias vezes ao ano, para evitar o surgimento de novos bolores.

3. Hidrate com óleos

Depois que a peça secar é fundamental hidratá-la. Afinal, o couro legítimo é uma pele animal, por isso, necessita ser hidratada com frequência para manter suas características originais, tais como o brilho e a maciez.

Para isso, pode ser usado o óleo de amêndoa doce ou vaselina líquida, que encontramos em farmácias e supermercados. Use um pano seco e macio e espalhe o produto escolhido por toda a peça. Deixe agir por cerca de 15 minutos e, em seguida, remova o excesso com o auxílio de um pano seco.

4. Mantenha uma limpeza regular

Para manter suas roupas de couro sempre bonitas e em perfeito estado de uso, é importante criar uma rotina de limpeza regular. O ideal é realizar esse processo cerca de 3 a 4 vezes ao longo do ano. Com isso, fica mais fácil evitar que a jaqueta esteja com cheiro forte justamente no dia em que for usá-la.

Se sua jaqueta já estiver embolorada, e o procedimento indicado acima não for suficiente para remover o bolor, o ideal é enviá-la para uma lavanderia.

Esta escolherá o tipo de procedimento de lavagem, com água ou à seco, após feita uma análise do tipo de curtimento e origem das peles. A peça será então tratada nas regiões mais sujas, e então lavada inteira, secada, passada e, em alguns, caso repintada e reidratada.

Se quiser agendar a lavagem e retirada de suas jaquetas emboloradas com a Lavanderia Dona Madá agora, clique aqui.

Escreva um comentário